sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


A nova geopolítica mundial

A nova ordem geopolítica mundial se diferencia da velha ordem por vários aspectos. A nova geopolítica mundial surgiu a partir da década de 90. Com o fim da Guerra Fria, o capitalismo ganhou total influência sobre a economia global de modo que na nova ordem o mercado comanda o mundo com o apoio dos Estados Nacionais.

Não há mais regimes totalitários, em que o Estado controlava tudo, agora ele ganhou o papel de regulador. Continuam a haver guerras, mas elas sofreram mudanças tanto em relação aos seus motivos quanto a todo aparelhamento tecnológico que se usa nelas.

A nova geopolítica mundial vem acompanhada da globalização. A nova ordem é considerada por alguns como unipolar e multipolar. Isso acontece, pois, o capitalismo e a globalização se expandiram por todo o globo de forma intensa. Além disso, embora os Estados Unidos sejam a potência mundial, o poder não está só em suas mãos. Ainda há outros que a consideram somente unipolar, pois somente uma unica superpotência assume o controle de todo o mundo.

Há vários exemplos dessa multipolaridade. O G-8, blocos econômicos como a União Européia (UE), a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), (NAFTA), (ALCA) entre outros. Muitos desses grupos são responsáveis pelas transações comerciais do planeta. Outros têm importância econômica regional e outros fatores econômicos.

A conclusão que podemos tirar é que há uma situação de causa e efeito. A nova geopolítica mundial anda de mãos dadas com a globalização, o que não acontecia na velha ordem. Também a nova geopolítica mundial considera as relações entre geografia e poder no cenário mundial, em âmbito nacional, regional e municipal.

Alunos: Irina Moura
Fernando Anunciação

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Margem desalinhada à direita;
    - Repetição de palavras (1º e 3º parágrafos);
    - Texto com características do gênero informativo.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir