sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A degradação ambiental e seus efeitos hoje

Os efeitos subestimados da poluição sonora

Amanda, Brenda e Rebeca 

Diferentes de outros tipos de poluição, a poluição sonora é levada pelos meios naturais e não deixa resíduo, não é visível ou palpável, é perceptível apenas pela audição. Por esse motivo seus efeitos são subestimados.  A poluição sonora é consequência do crescimento populacional, que trás consigo o crescimento das cidades indústrias e do consumo.
Geralmente esse tipo de poluição ocorre nas cidades tanto nas ruas com o excesso de buzinas e propagandas, como em casa com liquidificador e a televisão, pois, poluição sonora é todo efeito negativo ou danoso ao homem provocado por sons ou ruídos que excedam o limite considerado comum que é 55db.
Além de afetar a audição, a poluição sonora causa dores de cabeça crônicas, hipertensão, insônia e irritação. Qualquer ruído que exceda 55db é compreendido pelo nosso corpo como uma agressão, dependendo-se com doses de hormônios como cortisol e outros, de forma que o principal alvo da poluição sonora não é a audição e sim o sistema endócrino. As consequências da poluição sonora não são imediatas, elas vão acumulando e só aparece com o tempo geralmente a partir dos 45 anos.
A poluição sonora merece e precisa de mais atenção jurídica, seus efeitos são muitos e estes dependem da intensidade sonora, do tempo de exposição e da suscetibilidade de cada qual. Atualmente a poluição sonora ocupa o 3º lugar no ranking de problemas que mais comprometem a população, ficando atrás apenas da poluição do ar e da água. 


Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Espaçamento irregular entre parágrafos;
    - Falta de coesão, as informações não foram desenvolvidas;
    - Ausência de sinais de pontuação.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir