sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

                                           O estado de Guerra Fria na Europa


A Guerra fria não foi um combate em que os países vão para um campo de batalha e se enfrentam diretamente. Foi uma corrida de cunho ideológico, armamentista e espacial. Porém, a Guerra acabou e os seus participantes, Estados Unidos e Rússia tornaram extintos os combates entre os mesmos.
Mas o mundo dá voltas e conflitos que ocorreram na Europa este ano mostram que a Guerra fria dá provas de que ainda existe. 

Estamos falando dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia nos quais os Estados Unidos se introduziram.
É preciso entender primeiro quais os motivos desses conflitos. A Ucrânia é de certa forma dividida. A população de uma determinada região é de etnia russa, pertenciam aos povos eslavos. A outra parte é ucraniana e mostram interesse em fazer parte da União Européia. Esta parte da população ucraniana pressionou o presidente Víktor Yanukóvych a fazer isso. 
Porém, ele preferiu manter relações com a Rússia. Isso fez com que alguns se revoltassem. Eles foram às ruas questionar e reivindicar isso. A União Européia, querendo muito que a Ucrânia fizesse parte dela, a invadiu contribuindo para um golpe militar que tirou Víktor Yanukóvych do poder e introduziu forças que pertenciam a ela para governar o país. 
Mas a Criméia não se agradou dessa troca de governante e fez um plebiscito para que viesse a pertencer á Rússia. Os Estados Unidos concluíram que essa anexação da Criméia à Rússia foi forçada e imposta pelo presidente Putin. De modo que impuseram uma série de sanções á Rússia e continuam punindo-a, pois numa reunião da UNASUL que ocorreu há pouco tempo, o presidente Barack Obama fez isso.

Assim podemos claramente notar que os Estados Unidos e a Rússia começaram a se chocar outra vez. 


Alunos: Irina Moura
 Fernando Anunciação

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Margem desalinhada à direita;
    - Ausência de espaço entre os parágrafos 2, 3 e 4;
    - Texto com características do gênero informativo.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir