sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A degradação ambiental e seus efeitos hoje

As desventuras do Mar de Aral 

Brenda Stefane e Amanda 

Localizado no Uzbequistão país da Ásia Central, o mar de Aral possuía uma área, correspondente aos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. No decorrer dos tempos o Mar de Aral tornou-se uma piada, pois seu nome que significava mar das ilhas, faz referencia as mais de 1.500 ilhas encontradas em seu leito, mas em 2009, por conta do intenso processo de desertificação todos haviam desaparecidos. 

Seu processo de desertificação iniciou-se quando o governo soviético começou a desviar água de seus afluentes para as super plantações de algodão. Além das repetidas drenagens, o governo soviético as Republicas da Ásia Central em 1940 foi construído canais de irrigações  de tamanha ineficiência de 75%  da água captada, vazava ou evaporava antes de chegar ao local destinado, o que exigiu ainda deste recurso, de forma que o Mar de Aral chegou a perder 20km³ de água por ano.

A intensa deterioração do Aral e de seus afluentes resultaram na morte da fauna e flora naturais do mar. Se por um lado houve um crescimento econômico no setor agrícola, da industria pesqueira não podemos dizer o mesmo. No período em que o Uzbequistão tornou-se o 3º maior produtor de algodão do mundo, o Aral estava perdendo 350% de água a mais do que 1940, o que praticamente acabou com a outrora prospera industria pesqueira.

Como resultado da intensa poluição o vento tem soprado sal proveniente do solo seco e poluído, causando danos a população que apresenta formas de câncer. Ao todo, em relação ao seu tamanho original o mar foi reduzido 80% do seu volume e 60% de seu tamanho. Para o futuro, há grandes possibilidades de explorarem o subsolo do mar Aral, em busca de desenvolvimento de combustíveis e gasodutos.         

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Ausência de vírgula (1º parágrafo linha 1);
    - Ausência de conectivos (2º parágrafo);
    - Evitar iniciar os parágrafos com pronome possessivo.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir