quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A degradação da família e a violência no Brasil



                                        A violência contra mulheres brasileiras

                                                                                                                                     Géssica Queiroz

A violência doméstica contra mulher pode referir-se a qualquer ato de violência praticado que resulte, ou possa resultar, em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico , assim como a ameaça de tais atos, muitos não conseguem acreditar que um homem que parece ser um cidadão respeitável espanque a esposa.

Em muitos casos quando pequeno o menino aprende que o homem sempre tem de dominar as mulheres e que a maneira de fazer isso é por assustá-las, machucá-las e humilhá-las. Ao mesmo tempo, ele aprende que a única maneira de conseguir a aprovação do pai é copiar seu exemplo.

Até mesmo discussões inocentes podem rapidamente terminar em violência, se a mulher não for cuidadosa. Elas têm suportado insultos e desrespeito. Muitos homens, embora não sejam necessariamente violentos contra as mulheres em sentido físico, recorrem a abusos ou agressões psicológicas. Esses homens recusam-se também a assumir qualquer responsabilidade que seus ataques causam aos sentimentos de suas companheiras. 

Alguns que espancam a esposa têm pouco amor-próprio, a mesma característica que provocam nas vítimas. Conseguindo isso, seu ego fica satisfeito, e sentem certa medida de superioridade e controle sobre outro ser humano, é realmente trágico que muitos maridos abusam de seu poder para dominar a mulher que talvez juraram amar e tratar com ternura. Não existe violência aceitável.





                                                    Drogas na família 
                                                                                                         Diego Bispo e Jean Alves

Um hábito que cada vez se torna mais comum é usar drogas para ter ‘emoções’ e fugir da realidade.  As consequências do uso das drogas se tornam inevitáveis, não se pode fugir delas. Muitos acham que antes de se usar drogas, sua vida apresentava poucas emoções e era difícil de enfrentar.

Por um lado, o viciado em tóxicos tem menos possibilidades de comer e beber, com moderação, que podem ser bom. Muitos viciados em drogas roubam, tapeiam e mentem para obter dinheiro a fim de pagar seu hábito. Neste processo, talvez até firam ou matem seus familiares, têm constante medo da polícia, e suas famílias são completamente destruídas.

Ao invés de criar fortes sentimentos a respeito de outros, o usuário de drogas destrói suas emoções sentimentais. Além de prejudicar a saúde física e mental, o abuso de substâncias químicas acaba com a relação deles com a família. Um resultado disso é que a pessoa pode ficar mais irritada, ter comportamento violento e a reagir com mais agressividade a provocações. A verdade infelizmente, é que a pessoa começa com uma inocente tragada de um cigarro de maconha.

A família é a mais antiga instituição humana que se conhece, mais atualmente o aumento do abuso de drogas tem causado um estrago grande, pois estão sendo cada vez mais destruídas, na maioria delas existe um usuário de drogas, que acabam deprimindo suas famílias tirando o animo delas viverem, e os pais acabam abandonando o lar por causa desse membro familiar,  a destruição é total.
    

                         

                                   

                                         A Tecnologia e as relações familiares

                                           
                                                                                                                                   Tauany Brito


A má gerência nos lares brasileiros é um dos principais fatores da degradação familiar, ela é decorrente de vários fatores como a irresponsabilidade, a negligência e o despreparo de alguns pais, parentes ou até mesmo de parte da sociedade. 

A tecnologia é um dos grandes causadores dessa degradação, muitos pais usam a tecnologia como uma forma suprir a necessidade de seus filhos e a cada dia que passa ela vem ocupando o lugar das relações familiares, pois os pais veem na tecnologia uma forma de distração e acaba deixando a televisão se tornar parte da educação de seus filhos, que por fim acabam se tornando pessoas ‘acomodadas’ e até mesmo com tendências agressivas.

O principal papel da família é educar, transmitir valores e impor regras para seus filhos, porém nem sempre é essa a condição que se encontra em alguns ambientes domésticos. Em alguns lares é possível observar que há uma falta de estrutura, pois aquele que deveria estar educando é o mesmo que comete determinado ato de violência.

Pode-se perceber que há realmente uma falta de preparo nas organizações familiares, é necessário entender que a tecnologia pode sim ajudar, mas que ela não é um membro familiar, aprender também que educar é um dever da família, que os pais devem passar mais tempo com os filhos educando e os preparando e ensinando que não se aprende com violência.


     



     

                                                               Alcoolismo dentro da família

                                                                                                                       Mariana Alves e Carina Velozo

O alcoolismo é um dos fatores que causa a degradação na família, em muitos lares ele costuma fazer parte das refeições e acaba causando discórdia e violência dentro do lar, afetando assim os membros familiares e dificultando um bom relacionamento. O impacto que o alcoolismo traz para uma família é muito grande impossibilita um bom convívio e aumenta a má formação das famílias. 


O alcoolismo não é só uma doença do corpo, é uma doença que afeta os pensamentos e as atitudes, e causa dor para família. O álcool compromete as defesas morais e resulta em desastres na família. Quando o pai é alcoólatra, todos na família sofrem, sua vida talvez seja repleta de incertezas, ele podem ser amoroso e responsável mais quando embriagado se torna violento e abusado, e essa imprevisibilidade pode fazer da sua vida uma gangorra emocional. 

Embora possa haver apenas um alcoólatra na família, a família inteira sofre por causa do alcoolismo ela se desenvolve ao longo de um tempo, a partir de um hábito de beber que talvez tenha sido moderado no início. A Maioria dos acidentes, casos de violência e dificuldade social é causados pelo álcool são provocados por alcoólatras. 


A melhor forma de reduzir a quantidade de problemas relacionados ao álcool em uma família é ajudar em diminuir o número de pessoas que bebem moderadamente, em vez de o número dos que bebem excessivamente. O álcool atinge a disposição da pessoa e faz com que a ela se torne dependente e acreditando que é a solução dos problemas mais ao contrario acaba destruindo a família.
     
       

4 comentários:

  1. A violência contra mulheres brasileiras
    Géssica Queiroz
    Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra muito grande fora dos padrões;
    - Não se utiliza espaço entre a pontuação e a palavra que vem antes;
    - Faltou um parágrafo conclusivo.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  2. A Tecnologia e as relações familiares

    Tauany Brito
    Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra muito grande fora dos padrões;
    - Ausência de conectivos;
    - Palavras sem acento.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  3. Alcoolismo dentro da família
    Mariana Alves e Carina Velozo
    Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra muito grande fora dos padrões;
    - Uso inadequado da vírgula.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  4. Drogas na família
    Diego Bispo e Jean Alves
    Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra muito grande fora dos padrões;
    - Falta concordância no 2º parágrafo;
    - Ausência da vírgula.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir