sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O ESTADO ISLÂMICO


Algo que tem sido o tema de muitas discussões e reportagens é o Estado Islâmico. O The Wall Street Journal comentou:"o islamismo está em progresso em todo o mundo muçulmano. Influi nos governos do Irã, do Paquistão, da Argélia, da Tunísia, da Líbia e de outras partes."

Esse grupo radical e revolucionário não é um simples governo político com um sistema parlamentar. Trata-se primariamente dum governo religioso. Esse grupo jihadista afirma autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo, por isso querem conquistar os territórios de maioria islâmica. Os Estados Unidos, a Arábia Saudita, o Reino unido, a ONU e outros o denominaram um grupo terrorista.

 O Estado Islâmico teve um significativo crescimento pelo envolvimento na Guerra Civil Síria, guerra essa que gerou terror por toda a parte e que tirou a vida tato de militares quanto de pessoas inocentes como várias crianças e mulheres. O Estado Islâmico obriga as pessoas que moram nos territórios que ele controla a se converterem ao Islamismo. E quando se negam a fazer isso são torturados, mutilados e mortos. O grupo se opõe contra muçulmanos xiitas, assírios e outros.

 O Estado Islâmico mantinha relações com a Al-Qaeda, porém esses laços foram cortados.
 O grupo no seu exercício tiveram várias conquistas. Tomaram as cidades de Azaz, de Jarablus, de al-bab. O califa do estado Islâmico é Abu Bakr al-Baghdadi. O grupo é muito forte por já ter conquistado diversos territórios e por possuir equipamentos de guerra poderosos. 


Alunos: Raíssa Oliveira e Emanuele Barreto.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à direita;
    - Ausência de vírgula (2º parágrafo linha 5);
    - Repetição de palavras (3º parágrafo);
    - O texto tem caráter informativo e não dissertativo;

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir