sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

 A degradação ambiental e seus efeitos hoje

A indústria e a urbanização no processo de degradação ambiental

Brenda Stefane e Thamires Lopes

A Indústria e a urbanização são assuntos que estão relacionados entre si, e ambos estão diretamente associado à deterioração do meio ambiente. A degradação do meio ambiente piorou significativamente com o surgimento da indústria, consequentemente, com a urbanização deixando de ser um problema considerado em escala local para posicionar-se em escala planetária.
Nos séculos passados a relação entre o homem e a natureza mudou muito, de forma que a natureza passou a ser vista como empecilho para o desenvolvimento. A ideia de progresso desse tipo fez surgir uma nova conceituação progressista, no qual a rapidez é valorizada, assim como a capacidade do homem de revelar-se mais importante que a natureza, de forma que este  encontrava-se sobreposto em relação a natureza.

O avanço industrial trouxe consigo um crescimento exacerbado da urbanização, o que por si já é um problema, pois implica em maior quantidade de lixo, esgoto e trafego, todos esses problemas são potencialmente agressivo ao ambiente uma vez que há uma grande deficiência em sua administração.
Há algumas décadas a emissão de poluentes era vista pelas indústria como algo inevitável, porém hoje as empresas tem mostrando-se preocupadas com a poluição desenvolvendo projetos que visam um movimento sustentável, proveniente de um processo gradual de conscientização. Um dos  maiores desafios para as autoridades dessa época é o impacto  causado pela urbanização, que segue em ritmo acelerado expandindo a cidade , diminuindo a as área rurais e aumentando a ineficiência dos sistemas urbanos.



Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Espaçamento irregular entre parágrafos;
    - Repetição de palavras no mesmo parágrafo;
    - Ausência de sinais de pontuação.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir