quinta-feira, 24 de julho de 2014

Saúde Pública


Leilane Stefany, Vanessa Lima, Monique Souza.
O valor da saúde
                                                                 

  

 A saúde deveria ser um dos mais valorizados recursos da vida, não só no Brasil mas em todo o mundo, porém o governo pensa diferente, ou não pensa. Que bom seria se o mesmo padrão FIFA dos estádios servissem também para os hospitais.

   O principal problema da população além de estar na péssima estrutura hospitalar, também está na falta de médicos(funcionários), a cada dia é mais difícil encontrar profissionais da saúde, o Brasil passa a se tornar refém de uma classe profissional. As pessoas mais beneficiadas são aquelas com maiores condições financeiras, pois não precisam esperar anos por exames ou consultas, isto é, está sempre um passo a frente de pessoas "pobres" que esperam a boa vontade do governo.

 Mas ai é que vem a pergunta, será que o Brasil que é tão rico em cultura e ao mesmo tempo precário em serviços essenciais para a população, tem capacidade de sediar uma copa onde recebe pessoas de todo o mundo?

  O que se enxerga é que, os hospitais brasileiros não são bons o suficiente para receber um torneio. O que se espera dos padrões FIFA é qualidade dentro e fora dos campos.

   A saúde está ligada a EDUCAÇÃO, se todos fossem tão  educados a ponto de saber os direitos dos outros poderia até existir um país melhor. A vontade de uma sociedade é apenas ter os hospitais tratados com a mesma dedicação, atenção e seriedade que são construídos os estádios

    A culpa não é da copa, o Brasil é capaz de fazer um grande evento sim, até porque "uma boa festa educa". O que ainda falta é o olhar humano de entender que antes de querer fazer bonito para quem vem, é cuidar de quem já estava. Existe a espera de muitas pessoas por tratamentos,  e automaticamente surge o sofrimento e os desafios, mas, quando se existir boa vontade será resolvido.



                                                     Beatriz de Jesus Santos.

  Saúde comunitária atual

  

 A saúde pública funciona com organização de sistemas e serviços públicos oferecido a população, e com isso, busca aplicar conhecimentos, sejam eles "médicos"(realizados por consultas e procedimentos), ou "não médicos"(onde se usa conhecimentos próprios ou utilizados através de aprendizagem por terceiros). Assim tudo isso contribui muito no processo que se refere saúde-doença.

 Através da saúde pública podemos ter um controle das doenças que mais atingem a população, procurando ações preventivas e educativas, já que dependemos da vigilância e intervenção do governo, pois a saúde pública é um conjunto que não trabalha sozinho.

 Não se pode esquecer que a saúde pública também só funciona quando o indivíduo possui uma condição sócio-econômica que venha ajudar no seu acompanhamento ou realização de tratamentos; garantindo um melhor atendimento pessoal.

 Enfim, saúde é importante. Sendo pública, cabe a cada um procurar seus direitos respeitando a condição do outro.



"A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício."



10 comentários:

  1. A saúde pública do Brasil não é uma das melhores, quando pensamos na saúde pública o que nos vem a cabeça é o caos dos hospitais públicos.
    É difícil entender que o Brasil teve a capacidade de sediar a copa construir novos estádios com o padrão FIFA e bastante dinheiro público, mas não tem verba o suficiente para investir na estrutura hospitalar e na saúde pública.

    Com: Natália Almeida e Karolaine Oliveira

    ResponderExcluir
  2. os governantes tem que lembra que nem todo mundo tem condições de paga pra te uma saúde digna.(fernando santos )

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Brasil não vai melhorar nunca, só está indo de mal a pior. Falta de medicamentos e até mesmo de funcionários nos hospitais. Cidadãos sendo tratados como "animais". A copa? A copa "não tem culpa" de nada, a culpa é do governo que está preocupado demais em gastar dinheiro como coisas pouco significantes pra nós. E todos os impostos que pagamos, pra onde está indo todo esse dinheiro? Pra saúde pública não é, pois está deixando a desejar.
    Por: Rebeca Jesus

    ResponderExcluir
  4. O governo é culpado por falta de funcionários nos hospitais e claro que isso deveria melhorar. Basta o governo se colocar presente. Foi muito dinheiro investido na copa, dinheiro esse que devia estar investidos nas redes públicas.
    Por: Raíssa Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia um animal tem mas direito do que nós, varias crianças ,jovens e idosos vem morrendo em filas de hospitais por falta de medicamentos,vagas e de médicos.Tem pessoas que chegam ao ponto de se humilhar em jornais para conseguir vagas em hospitais para um familiar,até quando essa vai ser a realidade de nós cidadães brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. a saude publica está em total despreso com a sociedade brasileira, pois todo os dias varias pessoas morrem em macas que mal mente só existe a base sem o colchão em hospitais publicos.

    ResponderExcluir
  7. a complicaçao da saude brasileira é causada por super faturamentos dos equipamentos e os utensilios do hospital.
    Diego Borges

    ResponderExcluir
  8. Geralmente as pessoas passam horas e horas em filas de hospitais publicos em espera de atendimento medico, e alguns acabam morrendo em espera de um atendimento, pois não há vagas nos hospitais.
    Diego Bispo

    ResponderExcluir
  9. Não é de hoje que a saúde pública brasileira "grita" por mais investimentos e mais atenção de nossas autoridades. A terrível situação dos hospitais públicos é sempre pauta nos noticiários. Não há leitos suficientes e nem médicos para atender o número de pacientes. E que os nossos governantes estão fazendo em relação a isso?

    (Bianca Santos, Thamires Lopes).

    ResponderExcluir