quinta-feira, 24 de julho de 2014

Educação Pública






A exploração da mão-de-obra infantil
                                       
(Fonte: Jus.com.br)
Para muitos, pode parecer fácil erradicar o trabalho infantil. Entretanto, convém lembrar que já está arraigado no modo de pensar dos brasileiros "que criança também tem que contribuir no sustento da casa", que "o ócio é o pai de todos os vícios" ou "antes trabalhar do que roubar". De fato, é uma questão cultural, e por isso mesmo difícil de ser neutralizado.

A exploração da mão-de-obra infantil é uma prática secular e rotineira em todo mundo. Não haveria de ser diferente no Brasil, onde as desigualdades sociais são mais gritantes e as crianças são utilizadas para reforçar o orçamento doméstico.

Segundo dados do IBGE o Brasil é palco da exploração de 3,5 milhões de crianças menores 14 anos de idade trabalhando em diversos setores da economia. Esta realidade não só afeta os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, mas também os países ditos desenvolvidos. O Relatório da Situação Mundial para a Infância, elaborado pelo UNICEF revela que 250 milhões de crianças trabalham em todo mundo, muitas delas em situação de elevado risco e contínua exploração.

As crianças que fazem o trabalho de adultos cumprem longas jornadas sem reclamar, em trabalhos noturnos, insalubres e pesados, tarefas que são proibidas até mesmo para adolescentes (jovens de 14 a 18 anos), recebendo menos de um salário mínimo.
Muitas crianças começam a trabalhar antes dos dez anos e os índices de repetência escolar atingem a 60% e até 70% no meio rural.

Essas crianças trabalhadoras nunca tem tempo sequer para estudar, brincar ou praticar esportes, ocasionando sérios problemas no seu desenvolvimento físico e intelectual.




"Ainda que o ensino público brasileiro esteja defasado, lugar de criança é na ESCOLA."



 

14 comentários:

  1. A educação deveria ser a aposta mais importante do governo, mas infelizmente não é assim. Realmente estamos em um país que o governo se preocupa mais com o padrão FIFA ao invés da educação pública do nosso país.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil da copa envés de terem feitos escolas foram feitos estádios e foram gastos milhões por uma coisa que no se ficou nada de nada de bom para sociedade.Onde se estar no ranking mundial em 38° lugar.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante a respeito da educação, onde o governo é importante para uma boa estrutura escolar,mas,nós como estudantes devemos fazer a nossa parte,não agindo como vândalos rabiscando paredes com linguagens e vocabulários obscenos. Se queremos uma boa educação e uma boa estruturas escolar devemos agir de forma cooperativa.

    ResponderExcluir
  4. O governo não investe em educação, mas, venhamos e covenhamos, falta interesse por partes dos alunos. Muitas vezes temos bons professores mas não sabemos aproveitar a disposição deles de nos ensinar. Nosso interesse é a motivação de nossos professores..
    Ass: Irina Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e já tem a falta de motivação do governo que é o baixo salário e etc.
      Por: Vanessa Lima

      Excluir
  5. Aos milhões que foram gastos poderia ter melhorado os salários dos professores mal pagos onde poderia gastar milhões deixando as escolas no padrão fifa.

    ResponderExcluir
  6. O que deveria ser prioridade deixaram de lado por algo que eles achavam muito mas importante a copa. A copa não é a culpada disso e sim as pessoas que colocamos no poder.

    ResponderExcluir
  7. Queria saber onde estão as escolas padrão fifa em pouco menos de 7 anos com um mês de orçamento da educação, a fifa construiu 9 estádios moderníssimos enquanto em vários anos, não se vê uma escola se quer iguais a de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  8. A copa não serviu pra nada só piorou as coisas, com os gastos que tivemos para construir esses estádios poderia ter construindo mais escolas pra melhorar o ensino dessas crianças que ao invés de estudar esta usando ou vendendo drogas, e depois falam que as crianças de hoje são o futuro, então o nosso futuro vai ser vender e usar drogas,esse vai ser o nosso padrão fifa.
    Mas o pior de tudo é que o governo não tem culpa ,por que somos nós que não revem dicamos o nosso direito ,se somos nós que elegemos essas pessoa que nos representa,então antes de eleger essas pessoas pense bem.

    ResponderExcluir
  9. O que mais choca é o fato de não serem dadas chances a essas crianças de aprenderem. O que somos ou nos tornamos sem estudo? É muito mais fácil dominar pessoas despreparadas, sem conhecimento e acesso a informação.
    Por: Monique Souza

    ResponderExcluir
  10. O governo quer exatamente isso, que não tenhamos chances de nos formamos, pra que cada um deles ( POLITICOS ) possam continuar a nossa frente. Por: Leilane

    ResponderExcluir
  11. o sistema brasileiro educacional está sendo melhorado mas ainda falta muito a se fazer, pois os politicos nao investem o devido na educação brasileira.

    ResponderExcluir
  12. a educação brasileira está completamente perdendo seu valor, pois existem varias escola sem qualquer tipo de auxilio em infraestrutura para dar aula aos seus alunos
    Diego Borges

    ResponderExcluir
  13. a sociedade brasileira está começando a acorda para a realidade do brasil e o que os politicos estao fazendo para mudar esta realidade, por isso houve manifestações este ano
    Diego Bispo

    ResponderExcluir